Pesquise no blog :)

19 de dezembro de 2012

Democratização da Comunicação e Censura


Acho importante que fique sempre bem esclarecido as diferenças entre coisas que num primeiro momento passam desapercebidas. E muitas vezes são utilizadas, de má-fé, por pessoas que entendem tais diferenças, mas que não têm interesse que outras pessoas entendam. Explico.


Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa eram termos que se confundiam lá nos EUA, logo no surgimento da mídia impressa. Isso acontecia porque era muito fácil fazer uma publicação e, portanto, qualquer cidadão comum podia criar seu próprio jornal. Nesse sentido, se um determinado cidadão sentia vontade de expressar seu descontentamento com o governo, por exemplo, ele o faria no jornal dele, e assim sucessivamente. Podemos fazer uma comparação com os dias atuais para compreender melhor essa situação: é como usamos as redes sociais atualmente. Usamos o facebook para expressar nossa opinião sobre os assuntos.

É sabido que os tempos mudaram, os jornais viraram grandes corporações e agora, as matérias presentes nos jornais não mais representam a opinião de seu dono. Mesmo porque os "donos" dos jornais agora são empresas. E muito menos representam a opinião de seus leitores, apesar das colunas "eu-repórter", "carta do leitor", etc..

Por isso esses conceitos não podem mais ser confundidos. As publicações em jornais seguem determinadas normas, normas éticas, em que nem tudo pode ser falado. Polêmicas só podem ser publicadas se puderem ser comprovadas, por exemplo.

Quando se fala em regulação da mídia, regulação da imprensa, o senso comum nos faz logo pensar em "Censura", porque foi essa visão que nos foi passada. Entendemos que, se a mídia for regulada, nossa voz vai estar sendo regulada e censurada. Mas peraí, você acha que a grande mídia te dá voz?

A regulação está, justamente, no extremo oposto. É a democratização da comunicação. É a garantia que a mídia será feita por e para todos. A democratização da comunicação vai ampliar gigantescamente o acesso á cultura, o acesso a outros pontos de vista.

Um dos grandes exemplos da informação democratizada é a internet. Aqui, eu, você, todos podemos publicar o que queremos. É claro que existem os contras: mentiras que são facilmente difundidas, informações incorretas, além da questão do crime cibernético, graças a facilidade do anonimato. Aqui na internet é muito fácil ser racista, homofóbico, etc...

Porém, com a democratização dos chamados "meios de massa" (tv, rádios...) a coisa vai ser diferente. Primeiro, por não ter anonimato. Muitas vezes, é o contrário, a exposição.
Segundo, por ter um alcance maior (meio de massa). Essas duas questões fazem com que haja um maior compromisso com a verdade e com a ética.

Como disse acima, para que possa sair na grande mídia as informações precisam ser checadas, e muitas vezes, precisam de provas concretas. É o caso das denúncias, por exemplo, que só podem ir ao ar com provas.

Atualmente são apenas 11 famílias que controlam a comunicação no Brasil. As rádio comunitárias sofrem fortes repressões, uma enorme burocracia para serem abertas e uma facilidade tremenda em serem fechadas; alcance baixíssimo; boatos de que "derrubam aviões", etc...
Por isso, é extremamente necessário que ocorra, e logo, essa regulamentação. Regulamentação NÃO é censura. Muito pelo contrário :)

Quem nos faz associar regulamentação e censura são as grandes corporações midiáticas, cujo objetivo maior não é a difusão de informações e conhecimento, mas o lucro. E é pensando nisso que eles são contra a democratização da comunicação.



Indico, a seguir, alguns links para leitura e também de vídeos.

http://www.vermelho.org.br/al/noticia.php?id_secao=58&id_noticia=200688

http://www.blogacesso.com.br/?p=345

http://www.ciranda.net/article6611.html

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed723_debate_sobre_regulamentacao_da_midia_nao_evolui_no_brasil

http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed722_o_ruim_sempre_pode_piorar

http://www.blogdacidadania.com.br/2012/12/regulacao-da-midia-no-brasil-so-vira-de-baixo-para-cima/

http://www.youtube.com/watch?v=KgCX2ONf6BU

http://www.youtube.com/watch?v=gr6qFODxkAA




Beijos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale você também ;)